Imunização na rede pública

Infectologistas recomendam prefeituras a antecipar vacinação contra a gripe

Deni Zolin

"

A Secretaria Estadual de Saúde antecipou de 30 para 25 de abril o início da vacinação pública contra a gripe, mas confirmou também que cada cidade terá autonomia para decidir a data de início, se os primeiros lotes de doses já tiverem chegado.

Médicos infectologistas do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) consultados pelo "Diário” recomendam que as prefeituras devem iniciar a aplicação assim que as vacinas chegarem. A cidade de Erechim, onde chegaram 10 mil doses, passou a aplicar a vacina nesta terça aos grupos definidos pelo Ministério da Saúde.

Aneel aprova queda da tarifa de luz da AES Sul

Já na região de Santa Maria, as doses devem chegar entre esta sexta-feira e o início da semana que vem. Só então a prefeitura vai avaliar se poderá antecipar a imunização.

Segundo o governo do Estado, a orientação segue de começar a imunização no dia 25, pois se iniciar antes, poderiam faltar doses logo em seguida. Outro problema seria de pessoas viajarem para outras cidades para se vacinar. Porém, segundo três médicos infectologistas, não há por que esperar até o dia 25.

O médico do Husm Alexandre Schwarzbold diz que o inverno antecipado e a existência de vírus circulando e de casos de gripe na cidade são as principais justificativas para iniciar a vacinação o mais rápido possível. Ele sugere que a campanha poderia começar com os pacientes com maior risco: pessoas com doenças pulmonares, como asma e bronquite crônica, além de gestantes e crianças de até 5 anos.

- Até porque se sabe que as crianças, mesmo que estejam com sintomas fracos ou sem sintomas, podem ficar até 14 dias transmitindo a doença aos pais e outras pessoas - afirmou Schwarzbold.

Segundo o infectologista Fábio Lopes Pedro, também do Husm, cada prefeitura tem de avaliar sua possibilidade de iniciar a campanha antes do dia 25, mas ele acha muito importante a antecipação.

- Assim que chegarem as doses, mesmo que sejam poucas, seria bom começar a vacinar, pois as pessoas já vão ganhando imunidade, e quatro ou cinco dias podem fazer a diferença. E poderia ser feito de forma organizada e dar prioridade, chamando primeiro crianças e ou idosos, até para eles não precisarem enfrentar as longas filas depois do dia 25 - sugere Fábio.

O infectologista do Husm Reinaldo Ritzel diz que sempre defendeu que a vacinação começasse no início do outono, em março, até porque a vacina leva duas semanas para fazer efeito.

- Esse ano foi imprevisível. A gripe começou mais cedo do que sempre. Se tiver como vacinar antes, por que esperar? Mas vai depender da estrutura da prefeitura, pois não adianta começar a vacinar se tiver as doses num só posto e for gerar longas filas - afirma Ritzel.

Caminhoneiro bêbado estaciona veículo sobre a BR-287

Em Santa Maria, está marcada para sexta, dia 15, uma reunião da prefeitura com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. E na próxima terça, a Secretaria Municipal de Saúde terá encontro com as vacinadoras dos postos para definir como será o trabalho.

Segundo a coordenadora de Vigilância Municipal em Saúde, Selena Michels, dependendo do número de doses que chegarem e de quando isso ocorrer, a Secretaria de Saúde de Santa Maria avaliará se poderá antecipar ou não a vacinação.

- Só quando chegarem as doses, a gente poderá fazer uma avaliação, dependendo da quantidade de doses que vier - diz Selena Michels.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trio encapuzado assalta padaria em Santa Maria

Próximo

Centro Odontológico de Santa Maria é arrombado pela 3ª vez em cinco meses

Geral